Loading

Follow us on Linkedin
Phone +123 987654321
Poder de Síntese é Importante para um Bom Pitch.

Poder de Síntese é Importante para um Bom Pitch.

A simplificação das idéias é um grande desafio na hora de montar um pitch. Como explicar em 5 minutos (às vezes em 1 minuto) os motivos que levam você a acreditar que a sua startup é tão espetacular? É muito importante exercitar o poder de síntese, não apenas do CEO, mas de toda equipe. O time tem que ter o pitch afiado e estar pronto para falar do negócio a qualquer momento.

Recentemente no Festival Path tive a oportunidade de participar da banca de uma Pitch Battle organizada pela Startup Farm. Cada empresa tinha apenas 1m30s para falar sobre a empresa, mercado, valor de captação e roadmap. O resultado foi surpreendente. A grande maioria estava bem confortável no pitch, sendo claros, objetivos e sem nenhum nervosismo.

Quem consegue fazer esse pitch em um minuto e meio, quando tiver 5 ou 7 minutos, vai dominar completamente o público. A melhor dica que posso dar é fazer o pitch para todo mundo com quem encontrar. No elevador, ponto de ônibus, fila do cinema. Peça o feedback de quem escutou e verifique o que não foi bem compreendido. Ajuste o discurso e parta para o próximo até estar com o discurso bem afinado.

Não é nada fácil chegar na frente de pessoas que não te conhecem, algumas seus concorrentes, e expor assim suas idéias. Nesse ponto o desapego também é importante. Quando criticam o pitch, não estão falando mal de você nem da sua startup. Apenas estão ressaltando que a sua forma de falar sobre o assunto não está boa. Por isso não se ofenda e use esse material para evoluir.

Tenha em mente os tópicos mais relevantes:

Problema , mercado, solução, concorrência, monetização, time e roadmap. A ordem em que eles aparecem, vai depender do storytelling. O importante é que estejam lá e de forma clara.

Depois, basta juntar com um deck matador e partir para a captação!

Tags:

Você já leu esses?

LEAVE A COMMENT